Oh Nesta Mente Só
Grupo de apoio para pessoas em divórcio.
O divórcio é muito mais que a quebra do vinculo jurídico – é uma experiencia de profunda reorganização da nossa vida, de um grande sofrimento muitas vezes agravado pela solidão de sermos a(o) única(o), de entre aqueles que nos rodeiam, a passar por isso naquele momento.
Com esta consciência, o “Oh nesta mente só” foi criado para proporcionar a partilha de experiências entre pessoas em processo de divórcio e facilitar a sua superação, através de encontros pontuais ou regulares.
Origem do Oh Neste Mente Só
O final de um capítulo… a primeira linha deste…
Há frases que, quando ditas por alguém muito significativo, têm o poder de mudar irreversivelmente o rumo da nossa vida para sempre.
Aquela que foi responsável por uma mudança definitiva da minha foi, precisamente há quatro anos, esta: “Deixa-me ir…”.
Tão poucas palavras, expressas em meia dúzia de sons, mas com um eco tão estrondoso de repercussões na minha existência… que se tornou ainda mais ensurdecedor e atordoador pela solidão… de ser a única… de entre todos aqueles que me rodeavam, a escutá-lo.
No pânico da incredulidade e da desorientação, senti-me à beira de um abismo… e inesperadamente dei por mim a lançar-me nele, naquilo que entendo hoje como o meu primeiro salto de fé… pois no silêncio que se seguiu a esta frase, e perante a cadeira que acabava de ficar vazia à minha frente, lembro-me nitidamente, como se fosse hoje, de olhar para cima, unir as mãos, com as lágrimas rolando pela face, e entregar-me ao universo, à vida, a Deus ou à força que temos esperança que dê algum sentido a tudo isto que nos acontece: “a partir daqui faz de mim o que quiseres, porque já não compreendo nada….”. Surpreendentemente, ficar à mercê do desamparo do que a vida me trouxesse, libertou-me e reconfortou-me… já que o destino que eu tinha o controlo de ter escolhido, tinha deixado de ser o meu.
E foi precisamente uma frase que chegou até mim, nessa altura, de um amigo: “Não interessa o que te acontece na vida, mas sim o que fazes com isso”, que me trouxe a determinação de que aquilo que eu quero fazer com isto que me aconteceu, em 2013 e que tanto me ensinou, é criar um coro de vozes que acompanhe, escute, acolha e responda ao eco de quem experiencia o abandono de um(a) companheiro(a) de vida.
Esta partilha, aqui e agora que faço convosco, é a pedra inaugural daquilo que, muito para alem do meu mais recente projeto profissional, se tornou num dos meus propósitos de vida: a constituição do grupo terapêutico “OH NESTA MENTE SÓ…”, destinado a pessoas em processos de separação.
Propósito
Quando tomamos consciência que nos vamos separar de um cônjuge/companheiro(a), é natural sentirmos medo do vazio que se abre à nossa frente deixado pela sua ausência. Temos medo do desconhecido daquilo que vida nós trará sem a sua presença e os seus recursos.
Confrontamo-nos com as nossas próprias competências para lidarmos e reagirmos às mudanças que o divórcio trouxe à nossa vida: gerir um orçamento menor, mudar de casa, ocupar de forma diferente o tempo livre, frequentar outros sítios, muitas vezes pela primeira vez sozinhos, passar a fazer aquilo que antes era do outro, enfrentar as comemoração de datas especiais, quer da relação (como o aniversário de casamento) quer do calendário anual (Natal)…
Adaptamo-nos a novas formas de sentir e de nos relacionarmos com o(a) nosso(a) (ex)companheiro(a) de vida e com as pessoas que pertenciam ao círculo de convívio comum.
Receamos que mais ninguém volte a amar-nos…
Passamos por tudo isto, e muito mais… que útil seria saber de outras pessoas que também se estão a separar, de ouvir as suas experiências e desabafar as nossas… e da empatia que aqui se gera, sentirmo-nos mais acompanhados… mas não só… precisamos de partilhar dificuldades e pedir ajuda para encontrar soluções… de sermos inspirados e de inspirar outros!
O Oh neste mente só pretende proporcionar esta partilha através de dois tipos de encontros: pontuais ou regulares.
Encontros
Encontros pontuais
Chá, biscoitos e divórcio…
uma tertúlia aconchegante.
Evento gratuito, para experimentar a partilha em grupo restrito, num ambiente bastante informal e acolhedor, da experiencia de separação, inspirar e ser inspirado pela vivência de outras pessoas que estão a passar pelo mesmo.
Encontros regulares
Grupo de Apoio
Evento com frequência semanal, com duração de duas horas, para trabalhar de forma mais estruturada temas específicos do divórcio:
- Tenho em mim um mundo de sentimentos novos em relação à pessoa que amei e estou com dificuldades em habitar nele.
- Quem sou eu sem o outro? Resgate de competências pessoais e do valor próprio do meu “eu”.
- Que implicações práticas (familiares, amigos, financeiras, etc.) trouxe esta perda e como reorganizá-las na minha vida?
- O que faço aos testemunhos (ex., fotografias) das memórias do “nós”?
- Como deixo ir um futuro planeado, que não vai acontecer?
- Reescrevo a narrativa da história da minha relação e de mim própria, ao encontro de um novo sentido.
Valor do investimento: 30€/sessão
Informações sobre a inscrição
A inscrição nestes encontros é destinada a quem experiencia, atual ou recentemente, um divórcio ou separação, de uma relação com uma duração superior a 3 anos.
Em qualquer um dos encontros, o grupo terá entre 6-8 elementos.
As inscrições são realizadas por e-mail: ohnestamenteso@gmail.com
Data dos encontros
– “Chá, biscoitos e… divórcio”, em data publicada na página de Facebook.
– O grupo de apoio reúne a um dia da semana acordado pelos participantes, entre as 19h00-21h00.
Nota: iniciar-se-ão novos grupos sempre que haja o numero de elementos suficientes para tal, podendo constituir-se outros horários conforme as preferências dos interessados.
Local dos Encontros
Os encontros realizam-se em Lisboa (Campo Pequeno – Saldanha).
Informações atualizadas sobre este projeto e a sua história na pagina de facebook: https://www.facebook.com/ohnestamenteso