O que significa uma abordagem Clínica na Terapia Gestalt?

A Terapia Gestalt (TG) é uma abordagem psicoterapêutica experiencial, baseada na tomada de consciência e responsabilidade do indivíduo sobre o seu próprio funcionamento, isto é, sobre o que se passa dentro de si, ao nível corporal, mental, emocional. Assim, em contexto clínico, é dado enfoque ao que o cliente experimenta, o que pensa, a sua postura corporal, a sua respiração, como age, como se bloqueia, sempre no momento presente, no aqui-e-agora .

Mas na TG também é tido em consideração o que se passa fora do cliente, ou seja nas suas relações interpessoais e no ambiente envolvente.

Por conseguinte, na TG o cliente e o terapeuta trabalham em conjunto para identificar e compreender os problemas do indivíduo como uma incapacidade para satisfazer as suas necessidades pessoais no ambiente que o rodeia e, como tal, geradora de desequilíbrio – desde o desajuste mais fisiológico até às perturbações da personalidade.

O objectivo desta terapia é favorecer um contacto autêntico e autónomo do indivíduo consigo mesmo e com o seu meio envolvente, num processo de auto-regulação ou ajustamento das trocas entre ambos, que possibilitem a manutenção do equilíbrio físico, psíquico e social.

(adaptado de http://slepg.net consultar para mais informações)

A formação pós-graduada em Psicoterapia Gestalt é reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses como Especialidade Avançada de Psicoterapia.